segunda-feira, 6 de julho de 2009





Exemplar mais antigo da Bíblia é colocado na internet

'Codex Sinaiticus' foi escrito em grego no século 4 (Foto: Biblioteca Britânica/Divulgação)
Cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da Bíblia foram restauradas e estão disponíveis para consulta na internet.
Os visitantes poderão ver imagens de mais de metade do manuscrito Codex Sinaiticus, escrito em grego em folhas de pergaminho no século 4.
O projeto envolveu especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, e, segundo eles, apresenta muitas possibilidades de pesquisa no futuro.
"O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo", afirmou Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres.
Ar do deserto
"Este manuscrito de 1,6 mil anos é uma janela para se entender o desenvolvimento do início do Cristianismo, e se trata de uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração", disse McKendrick.
"A disponibilidade do manuscrito virtual para estudiosos de todo o mundo cria oportunidades para trabalhos de pesquisa conjuntos que não seriam possíveis até o momento."
Segundo o especialista, a versão original do Codex Sinaiticus continha cerca de 1.460 páginas - cada uma medindo 40 cm por 35 cm.
Por 1,5 mil anos, o manuscrito ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito. Em 1844, ele foi encontrado e dividido entre Egito, Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha.
Acredita-se que o documento resistiu ao tempo porque o ar do deserto é ideal para a conservação do pergaminho, e porque o mosteiro permaneceu intocado por todos esses anos.
Para marcar o lançamento do site www.codexsinaiticus.org, a Biblioteca Britânica está realizando uma exposição em sua sede, em Londres, que incluiu vários artefatos históricos ligados ao manuscrito.



Fonte: BBC Brasil


Para ver os manuscritos: http://www.codexsinaiticus.org/

3 comentários:

Cíntia Kaneshigue disse...

a paz do Senhor pastor!
meu nome é Cintia,e tenho como intuito incentivar a blogagem de artigos cristãos.Assim como o senhor também estou no Japão clamando por essa nação. Tenho um ano e 5 meses de blog, e posso dizer que estou começando a aprender, hehe
Gostaria de apresentar ao senhor a união de blogueiros evangélicos. O senhor pode conhecer e fazer mais amizades com pessoas que tem objetivos comuns. Que Deus abençoe grandemente o seu ministério!

Senna disse...

Pr Fabio A Paz do Senhor Jesus, ontem passei pelo seu blog e gostei muito confesso que não tive muito tempo para ler de verdade os seus posts, mas fiquei muito feliz de te ver no meu blog assim que puder irei acompanhar de perto suas postagens ....Graça e Paz;;;

Anônimo disse...

a paz do senhor Pr Fabio,ese post e realmente muito interessante ja tinho o lido em outro blog ,não me lembro onde,,mas vim aqui agradecer o senhor pelo seu apoio e por deixar seu reconhecimento em meu humilde blog,vindo de um cristão que se encontra com a mão no arado iso me deixou muito feliz ,e saibas que estarei orando por esa obra ai do outro lado do mundo ,sei muito bem como e servir o senhor em terra estrangeira ,,morei 13 anos na grã bretania londres precisamente,e sei que tenho esa obra missionaria como primordial no evangelho que a paz de CRISTO esteja convosco !!